quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Alerta de Tempestades



Segundo os meteorologistas, a partir de sexta-feira, toda aquela água que está caindo no Norte de Minas, passará a cair por aqui, em nossa região. Sabemos que existe um caos instalado em nossa cidade, sabemos que pessoas estão sofrendo por causa disso. Muitos estão postando, reclamando, relatando, expondo uma situação caótica que não tem razão de ser numa cidade tão pequena como Maria da Fé. Isso retrata a imagem fiel do que não devemos fazer na administração pública.

Agora duas perguntas: Como será que dormem as famílias que já foram e que serão atingidas, certamente, por estas tempestades que se anunciam? O que já foi ou está sendo feito para impedir mais essa desgraça anunciada? Ficar ali, na beira da calçada, olhando o rio subir...

Nossos bueiros estão desentupidos? TODAS as nossas ruas estão limpas, sem entulhos que possam entupir os cursos d’agua, ou apenas aquelas ruas centrais por onde passam a elite mariense e alguns parcos turistas que se perdem por aqui?

Perder uma carteira, um brinco, uma moeda já nos deixa frustrado. Imagine você, dentro da sua casa, a água subindo rapidamente e você ver sua geladeira, seu fogão, sua TV (que ainda paga a prestação), a sua cama... TUDO se perdendo? Imagine a sua CASA rachando e caindo aos pedaços na sua frente e você ali... Impotente... Sem poder fazer NADA a não ser chorar.

Isso é uma coisa muito séria!

Será que as pessoas que serão atingidas pelas próximas tempestades já receberam a ajuda antecipada para retirar seus bens, preventivamente, claro, a fim de não perder TUDO? Ainda dá tempo para se fazer algo. Se não dá para consertar o problema de imediato, que se tomem medidas emergenciais. Nem adianta depois falar que não ofereceu ajuda antes porque sabia que as pessoas não aceitariam. Pelo menos já tentou oferecer? Já avisou os possíveis atingidos dos perigos?

Não adianta nada depois do acontecido aparecer por aqui o carro da defesa civil pra ficar olhando tragédia, mesmo porque ela estará muito ocupada com os estragos que vão ocorrer nas cidades vizinhas, de onde possivelmente virá depois de resolver por lá os problemas.

Esta faltando comprometimento com o trabalho assumido. TODAS as pessoas que estão envolvidas, ou que possivelmente se envolverão, com os fatos que podem acontecer devem estar em alerta máximo. A vida humana não pode ser reposta. Não é possível apagar traumas vividos. Por mais que tentem os psicólogos eles vão permanecer, sempre haverá aquele medo, aquela dor.

Nessas coisas é que se deve pensar quando vamos escolher um representante nas urnas, não nos "favores" que nos fazem, que de favor não tem nada e sim obrigação, mas na capacidade de gerir esses problemas usando sua inteligencia a favor daqueles para quem se foi contratado para trabalhar, a população.

Durmo à noite e muitos pensamentos vêm à minha cabeça. Obrigado meu Deus, por não estar nessa situação. Nem daqueles que sofrem tais ameaças e muito menos daqueles que podem evitar tudo isso e não o fazem, por orgulho, burocracia, incompetência ou ganância.

Que Deus me livre de ter uma consciência pesada, ou, pior ainda, não ter peso nenhum sobre ela, porque muito pior do que ter uma consciência pesada é não ter consciência.

Mais sobre as chuvas na região

Égua Signata