sexta-feira, 25 de março de 2011

Desabafo de quem vive o problema !!!

Gente do Pasto de Éguas, 

Estas são as fotos recentes da ponte dos Pintos Negreiros. É a famosa ponte que foi REFEITA pelo prefeito no ano passado – e FEITA de novo este ano, durante as chuvas. O primeiro remendo na ponte deixou-a pior do que estava, ficou uma verdadeira ratoeira: uma pessoa caiu no rio e outras passaram enormes apuros. A segunda vez que mexeram na ponte, fizeram isso que podem ver nas fotos, uma coisa de dar medo. E dizem que foi construção. 

Essa ponte é perigosa porque não tem mais base confiável, porque a madeira é fraca, porque está fora do nível, porque as cabeceiras dela é um lamaçal que dificulta o motorista manter a direção e virar para entrar na ponte. E a ponte é a imagem da estrada, que está pior ainda. 

Os moradores dos Pintos Negreiros, Pedreira, Serra do Rosário, Canto dos Carneiros, Toca, Barra e de outras localidades dependem dessa ponte e da estrada. Neste final e começo de ano, muita gente teve carro quebrado, alimento perdido, falta no emprego, doente sem poder viajar para a cidade, aula perdida. 

O pessoal que mascateava legumes e verduras na Barra parou de fazer isso. O caminhão do gás parou e muita gente teve de arrumar de novo o fogão à lenha. O leite que vai do caminho dos Pintos para a fábrica da Barra tinha de ser levado até a ponte numa carroça do mane, depois carregado no braço, para ser colocado em outra condução. Antes disso, tinham de fazer o mesmo em outro ponto da estrada, numa Barreira caída e não removida, perto do senhor Valmir. Não tem conta o prejuízo que o descuido da prefeitura causou aos moradores da região. Até para enterrar os mortos foi difícil: minha mãe morreu e a estrada da Barra até a minha casa era um atoleiro só e com barreira caída bem na frente da casa do Tarcísio pereira, durante meses sem providências da prefeitura. 

No ano passado, mexeram na estrada no tempo das secas, mas fizeram um trabalho ruim, que piorou ainda mais a situação. Isso não pode continuar assim. 

Uma boa coisa que fariam é instruir os moradores de Maria da Fé e dos bairros como entrar na justiça para pedir reparação de danos causados pelo descaso da prefeitura. Isso existe, é só ver. É um direito do cidadão. Assim, quem sabe a prefeitura se move. Na justiça, certamente o prefeito teria de provar que não tinha recurso para resolver os problemas mais urgentes do município. 

E pensar que o padre José Carlos, que vinha de Carmo de Minas, para atender a igreja dos Pintos, mantinha a estrada em dia. Sabiam disso? Ele convocava um mutirão e todos compareciam e faziam escoamento de água, tapavam buraco, deixavam a estrada transitável. Pena que morreu há pouco. Mas ele merecia crédito. Tinha iniciativa. Entusiasmava o povo. 

Isso é para mostrar que não há motivo algum para o prefeito não arrumar a estrada, Nenhum. Sabem porquê? Porque se tivesse dinheiro, faria o certo. Se não tivesse, bastaria mostrar, de a situação dos cofres da prefeitura e pedir ajuda ao povo, convocando um mutirão. A prefeitura daria o que pudesse e o povo, a mão de obra. Mas seria preciso criar confiança e isso se faz provando que tem ou que não tem dinheiro, abrindo as contas da prefeitura ao povo. 

Sei que o prefeito vai dizer que foram as chuvas que causaram o estrago na estrada, mas não é verdade. A causa foi, principalmente, a falta de ação no tempo das secas, bem como os serviços mal feitos realizados no tempo da seca. 

O pessoal da roça riu dos serviços mal feitos da prefeitura, sem preocupação primeira com escoamentos de água. Meu pai sempre dizia aos prefeitos anteriores que nos lugares com problema de queda de barranco, bastava plantar bambu que nunca mais iria ter problema de erosão, mas nunca foi levado a sério. 

Acho justo que divulguem isso. É justo, é direito do cidadão reclamar do que está errado e atrapalhando sua vida. Principalmente porque o prefeito esteve na região e visitou meus familiares pedindo voto e fazendo promessas. 

Vi no Blog umas pessoas comentando que o carnaval mariense foi uma beleza e que o prefeito e seus secretários estavam de parabéns em gastar dinheiro na promoção do carnaval. Bom seria que pudessem fazer uma festa de maior luxo ainda. Alegria é preciso. MAS É UMA OFENSA GASTAR COM CARNAVAL QUANDO NO MUNICÍPIO TINHA GENTE ILHADA, ATOLADA NA LAMA, CORRENDO PERIGO E ACUMULANDO PREJUIZOS. 

Não vou me ofender, pedindo que publiquem isso com nome fictício. Publiquem com meu nome, pois não estou ofendendo ninguém, estou exigindo, dentro de meus direitos, o que o prefeito prometeu e o que todos merecemos. Não posso temê-lo e nem aos poucos que o defendem de unha e dente nos Pintos e em Maria da Fé. Primeiro porque praticam a coisa horrível que se chama servidão voluntária; segundo porque metem o pau nele quando andam pelas estradas. 

Genésio Fernandes
* Carta enviada por e-mail





Para envio de comentários, sugestões, criticas de materiais: opastodeeguas@gmail.com