sexta-feira, 11 de março de 2011

Alguns esclarecimentos sobre nossas posições

Pela enésima vez digo: não satanizamos o prefeito Adilson, nem sua esposa. Todas as críticas que fazemos são de problemas de Maria da Fé que vêm de outras gestões. E outros problemas independem da política partidária, mas decorrem da mentalidade conservadora de boa parte de nossa população.

Ninguém aqui pede para que ele seja o "gênio da lâmpada" e resolva os problemas de MF instantaneamente: nós fazemos ideia das condições em que ele pegou a prefeitura. Inclusive nos colocamos à disposição de qualquer representante da atual gestão que queira informar com mais detalhes as condições em que assumiram o governo municipal.

Então, para mostrarmos nossa independência e não sermos tachados de "alexandrino', eu destaco os fatores positivos da atual gestão:

1. O Prefeito Adilson dos Santos foi extremamente corajoso em "fechar a torneira" no início de seu mandato. Podemos até discordar da forma como ele administra a prefeitura, mas ele tem em mente que está lá pra administrar e não para ser "papai noel" ou "pai da pobreza". E digo mais: boa parte da queda de sua popularidade se deu por ter tido a coragem de não adotar uma postura de assistencialismo barato.

2. Quanto à pessoa da primeira-dama, não posso falar nada porque não a conheço. Da única vez que conversei com ela foi rapidamente e se mostrou uma pessoa educada. Quanto ao seu trabalho, eu, pessoalmente, achei que ficou muito bonita a iluminação das ruas na época do Natal. O Festival de Inverno também deve ser destacado. Também foi uma proposta interessante utilizar latões pintados como lixeiras.

3. O tema da municipalização é algo polêmico e depende de muito debate na sociedade. Há o problema dos atuais funcionários do ginásio. No que diz respeito à situação dos alunos, entendo que a municipalização pode ser interessante se o ensino de 6a a 9a série puder ser oferecido também na zona rural.

4. Apostilas do Anglo: é algo que tem que ser pensado na relação custo-benefício, principalmente se for levado em conta que o MEC fornece livros didáticos gratuitamente.

5. A ideia em si de construir um posto de saúde próximo ao Poli e ao Ceasa é muito boa. Devemos levar em consideração que vai ajudar boa parte da população que tem dificuldade para se locomover até o posto existente. Mas, como cidadãos, temos a obrigação de debater o perigo deste novo posto ser atingido por enchentes.

6. Enchente: seria exagero dizer que a atual gestão é única responsável pela enchente. O fato é que o assoseamento do Ribeirão Cambuí decorre de anos e anos. E não podemos deixar de refletir na contribuição de cada um de nós para o entupimento dos bueiros ou da sujeira do rio.

7. As sugestões que fizemos, nós faríamos independentemente de quem está na prefeitura e são exercício da cidadania. Não entendo que seja birra com a atual administração sugerirmos um "portal da transparência" no site da prefeitura ou que sejam tratados os esgotos. Também propusemos a implantação de postes de energia solar, o que poderia representar um gasto a curto prazo, mas uma economia a longo prazo.

8. As multas do Vectra. Novamente não é birra com a prefeitura, nem com a câmara. O fato é que não é normal um carro oficial tomar essas multas. E não vejo nada de absurdo em propormos GPS nos carros oficiais, pois se trata de dinheiro público.

9. É uma pena que os posts sobre coisas que elogiamos não tenham tanta repercussão. O post sobre o acervo da biblioteca só teve 4 comentários.

10. Assim como procuramos fazer nossas críticas políticas e sociais sem medo, mas também sem deixar levar para o lado pessoal, solicitamos de nossos leitores a mesma postura nos comentários. Nosso objetivo é oferecer um debate livre e uma fiscalização rígida do patrimônio público. E o número de visitas no blog no espaço de um mês mostrou que Maria da Fé possui uma sociedade civil que não mais aceita determinadas atitudes na política. Entretanto, temos que ter a humildade de admitir que podemos estar prestando um desserviço à cidade ao permitir que os ânimos se exaltem. Então solicito aos leitores: por mais que estejam indignados com o momento presente de Maria da Fé, procurem fazer isso num nível elevado, sem ofensas ou ataques pessoais. Com responsabilidade. Então, já aviso que seremos mais rígidos na aprovação dos comentários.

Égua Vegetariana (MLM)