quarta-feira, 30 de março de 2011

Agora é oficial: Maria da Fé fora do Caminhos do Sul de Minas


Caminhos do Sul de Minas comunica desligamento de Maria da Fé

10/03/2011

Por Herika Nogueira

O Conselho Administrativo do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, cumprindo o Estatuto da entidade, Artigo 22, Inciso X - aprovar a inclusão e a exclusão de associados – decidiu que o município de Maria da Fé está desligado do quadro de associados da entidade, em 2011. A deliberação do Conselho aconteceu em reunião realizada no último dia 21 de Fevereiro, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, sendo acatada pela Diretoria Administrativa da entidade e comunicada oficialmente pelo Presidente do CTCSM, José Maurício Carneiro da Silva, ao Prefeito Adilson dos Santos e associados marienses.

O desligamento de Maria da Fé deu-se porque o convênio 2011, para a renovação da associação do município ao Circuito Turístico e continuidade das ações da entidade, não foi celebrado pelo representante do Poder Executivo. Todos os 11 municípios assinaram o convênio para renovação da associação ao CT Caminhos do Sul de Minas no prazo estipulado e, por isso, integram a Política Pública de Turismo do Estado de Minas Gerais, exceto Maria da Fé.

“Foram várias as tentativas do CTCSM em esclarecer a importância da integração do município à entidade e às ações que desenvolve. Porém, como não houve a consolidação do convênio de Maria da Fé para o desenvolvimento sustentável do turismo, em nível local e regional, coube à Diretoria Administrativa encaminhar o assunto para ser deliberado pelo Conselho Administrativo”, expressou o Presidente do Caminhos do Sul de Minas, Zeca Maurício, em carta encaminhada ao Prefeito Adilson dos Santos e aos associados marienses.

O CTCSM, também comunicou que “se mantém aberto ao diálogo e à construção pró-ativa do turismo em nossa região e lembra que Maria da Fé pode voltar a integrar o quadro de associados do Circuito Turístico em 2012 ou caso o Conselho Administrativo reveja sua posição, mediante mudança de atitude do representante do poder Executivo mariense”.

A deliberação do Conselho Administrativo não incluiu os associados marienses, pessoa física ou jurídica. O Conselho solicitou uma pesquisa à Secretaria Executiva para buscar orientações com a SETUR MG e verificar as experiências dos Circuitos Turísticos vizinhos em situações semelhantes. O resultado da pesquisa acenou pela permanência desses associados do município, consolidando a opinião inicial da Diretoria Administrativa e da Secretaria Executiva. Este assunto será tratado na próxima Assembleia Geral, dia 28 de março, consolidando a permanência dos associados marienses que, por sua vez, poderão decidir se continuam no quadro de associados do Circuito Turístico, ou não. 

Aos associados pessoa jurídica e física de Maria da Fé, o CTCSM informou que “pode e deseja atuar diretamente com os associados marienses, promovendo os empreendimentos e produtos em feiras e eventos turísticos dos quais participe, fortalecendo diretamente a comunidade empresarial e os órgãos representativos da sociedade civil, bem como estimular, reestruturar e apoiar a Rede de Empreendedores Marienses – REM para que dê continuidade aos seus trabalhos em prol do desenvolvimento integral de Maria da Fé”.

“Fica evidente que, de certa maneira, todos saem perdendo, mas temos a certeza que ambos, Circuito Turístico e Maria da Fé, continuarão trilhando seus caminhos rumo a realizações e novos projetos de sucesso”, expressou Zeca Maurício, na carta encaminhada ao Prefeito e associados marienses.

Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica

http://www.caminhosdosuldeminas.com.br/turismo/Pagina.do?idSecao=10&idNoticia=1047