quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O comentário que virou postagem - Política

Maria Regina disse...

É comum ouvir dizer de muita gente: Não quero saber de politica. Para eles, politica é coisa que suja as mãos. Não há dúvidas de que, infelizmente, certos políticos só se interessam pelo povo em tempo de eleições. Mas isso não é culpa da politica. É culpa dos políticos que não levam a sério às responsabilidades assumidas com aqueles que votaram. Quanto mais gente não se interessar pela politica, mais fácil se torna para os corruptos e aventureiros chegarem a enriquecer às custas do dinheiro público.


As pessoas sempre se assustam com a palavra POLÍTICA, mas o que realmente deveria assustar, como bem colocou Maria Regina (acima), são os POLÍTICOS.

Para Aristóteles, um dos maiores filósofos que já existiram, a POLÍTICA é a ciência que tem por objeto a felicidade humana que se divide em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis), situando no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento por meio para ação.
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).
Podemos entender a POLÍTICA como arte de melhor se relacionar em comunidade, buscando o melhor convívio entre seus participantes (cidadãos), para que se alcance o progresso e a felicidade entres os povos. 

Diante dessas considerações, será que nossos POLÍTICOS estão fazendo POLÍTICA?

Com certeza NÃO !

O exercício da política, acima de tudo, está na mão do povo, e o dever de cidadão nos diz sobre a responsabilidade em eleger nossos REPRESENTANTES.

Enquanto o cidadão não tomar ciência de sua responsabilidade e de seu papel na manutenção da democracia de nosso país, essa importante "ferramenta" para a paz e para felicidade geral, estará na mão de pessoas sem preparo para o cargo, que buscam, as custas da amargura do povo, os requintes de uma vida de prazeres.

PRECISAMOS PARTICIPAR DA POLÍTICA DE NOSSO PAÍS E MUDAR OS RUMOS DE NOSSO FUTURO.

É hora de pensar, e melhor escolher nossos representantes.

Égua Malhada