quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida!

Decepção ... "Eleitor meu não dorme no chão duro"

É o sentimento presente quanto nossos atuais representantes, que atormenta e motiva a mudança.

Na última reunião da Câmara Municipal de Maria da Fé (06.10.2011), o vereador Antonio Luiz (Toninho) usou da palavra, e diante de todos fez um discurso aparentemente deslocado de toda lógica da reunião, que revelou pontos que não podemos deixar de analisar.

Em seu discurso, ele começa falando da publicidade dos atos do legislativo pela transmissão da reunião da Câmara Municipal via rádio, a "radiação" das informações a população ...

Em seguida, faz referencia a moralidade, e a responsabilidade que temos no uso da língua citando inclusive a carta de São Tiago Apóstolo "a língua é um instrumento pequeno que serve para louvar o Senhor, que serve para falar coisas bonitas, mas que serve para também fazer o inferno na vida dos outros.".

Fala sobre a consciência do cidadão que ainda pensam "que vereador tem que dar saco de cimento, vereador tem que dar telha, vereador tem que pagar conta de luz pagar conta de água", e completa com firmeza "vereador não tem que fazer nada disso".

Reitera a função legislativa  dizendo que "vereador tem fiscalizar, vereador tem que aprovar leis e vereador tem que ajudar a população nesse sentido".

Fala do mau costume que se criou, que um candidato que não dá por exemplo um saco de cimento não ganha eleição: "o vereador esta para aprovar leis e fiscalizar, ai quando um vereador não da um saco de cimento, a ele não vai ganhar por nao deu isso nao deu aquilo, isso não é função de vereador."

Até esse momento do discurso, o Vereador Antonio Luiz cita vários preceitos fundamentais do poder público, como a publicidade, a moralidade e a impessoalidade, e inclusive, a função legislativa de fiscalizar e legislar em favor do povo.

Mas o Vereador, sem medo de errar, se contradiz com declarações que desrespeitam a lógica por detrás do interesse público, e todo o seu discurso até então.

Agradece aos seus eleitores dizendo: "quem é meu eleitor sabe, que eu não deixo no chão duro".

O que é deixar no chão duro?

Esse entendimento é completo na sequencia de suas palavras: "sou vereador de todos, mas primeiro eu sou vereador daqueles que me colocaram aqui no parlamento"

"se eu não valorizar aqueles que me ajudaram, eu vou valorizar quem?"

"se eu não manter aqueles que me ajudaram, na hora que eu quiser trazer os adversários, os adversários continuaram adversários e meus aliados viraram meus adversários"

"se eu estou no meu terceiro mandato, estou porque? primeiro porque Deus permitiu, e segundo porque meus eleitores me colocaram aqui"

"quem nao votou em mim, posso ate ajudar, mas entre um eleitor e um nao eleitor, eu ajudo quem votou em mim."

É vergonhoso escutar essas palavras de um membro do poder legislativo, eleito para defesa do interesse coletivo, e não para um grupo seleto de pessoas que votaram nele.

Impera na política mariense, uma inversão de valores ...

Os candidatos pedem voto aos seu eleitores, como se pedissem uma ajuda a um necessitado, como se fosse um favor daquele individuo para com ele, que deverá ser gratificado no futuro.

A ordem democrática nos diz que o voto é a opinião do eleitor por aquele candidato que melhor possa representar os interesse público, ou seja, o interesse do coletivo, e não de um grupo ou individuo.

Ao ouvir:

"quem não votou em mim, posso ate ajudar, mas entre um eleitor e um nao eleitor, eu ajudo quem votou em mim."

Chegamos a conclusão de quanto desprotegidos estamos frente aos nossos representante, que escolhem e direcionam sua atenção e detrimento de um interesse puramente individual e politiqueiro.

O Vereador Toninho quebra como o princípio da impessoalidade do poder público, e joga no lixo, a estrutura do Estado Democrático de Direitos, que foi tão merecidamente alcançado depois de anos de luta sangue inocente derramado.

Hoje tem reunião da Câmara Municipal, vamos estar presentes e exigir um justificativa para tamanho desrespeito com os nossos interesses.

As eleições é o ano que vem, não vamos esquecer disso!

Ouçam o áudio, a partido do minuto 79:40
http://www.4shared.com/audio/ToLGu2Xy/audio.html?


Égua Malhada