quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Alunos do Ginásio participam da 3. Olimpíada de História do Brasil

Saudações desse Blog aos alunos participantes, com toda certeza um grande exemplo, que deverá servir de motivação para todos nós, alunos, professores e cidadãos.

Parabéns!

ALUNOS DA E. E. NOSSA SENHORA DE LOURDES PARTICIPAM DA 3ª OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL


A Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma realização do Museu Exploratório de Ciências – UNICAMP, concebida e elaborada por historiadores e professores de história do Museu de Ciências e da universidade. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

O evento é patrocinado pelo CNPq e conta com o apoio da Revista de História da Biblioteca Nacional, da Azul Linhas Aéreas Brasileira e da TV Globo.

A competição tem por objetivo estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história brasileira e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores da Unicamp. Cada equipe deve ser composta por três estudantes, sob a orientação de um professor de história.

A ONHB é composta por cinco fases online e uma presencial. A primeira etapa da competição começou em 15 de agosto e a fase presencial ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro, na sede da Unicamp

Podem participar da ONHB, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

A Olimpíada traz o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas muito especiais!

Dentre os objetivos principais da Olimpíada estão estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes”.

A E.E.Nossa Senhora de Lourdes inscreveu 4 equipes, são elas:

Equipe Capitu: formada pelas alunas Alice,Lígia e Ana Helena. Professora orientadora Vanda

Equipe Maria Bonita1: Formada pelas alunas Clara, Alana e Ana Maria, orientadas pela professora Priscila

Equipe Nativos de Vera Cruz: Formada pelos alunos Letícia, Maria Helena e Ramon, orientados pelo professor Helber

Equipe Limiar da Eternidade: Formada pelos alunos Thalita, Davi e Gabriel e professora orientadora Lourdinha.

A Olimpíada começou com 16.385 equipes (65.000 pessoas) inscritas, na 2ª fase este número caiu para 12.128, na 3ª fase eram 8.568 equipes disputando uma vaga na 4ª fase cujo número de equipes participantes caiu para mais ou menos 5.000, e para a 5ª fase foram mais ou menos 2.000 equipes

A E.E.Nossa Senhora de Lourdes chegou na 5ª fase. A cada 2ª feira os alunos ficavam ansiosos para saber se tinham passado para a próxima fase.

Eliminamos mais de 14.000 equipes. Não chegamos na fase presencial mas nos sentimos vitoriosos. Nossos alunos foram bravos guerreiros. Todas as equipes e seus professores estão de parabéns. A E.E.Nossa Senhora de Lourdes continua, assim, como sempre, colaborando para a formação de nossos jovens, de nossa sociedade, e prova mais uma vez, ser o maior centro de referência em Educação dos jovens de Maria da Fé.


PARABÉNS A TODOS

A DIREÇÃO

Égua Malhada