terça-feira, 18 de outubro de 2011

O bilho da gincana da escola dos Pintos Negreiros

 O BRILHO DA GINCANA DA ESCOLA DOS PINTOS NEGREIROS
 
Coisas boas acontecem nas escolas, apesar dos baixos salários dos professores e dos roubos de verbas da educação. Todo dia tem notícia de roubo de dinheiro da educação. Mas todos os dias, professores e alunos fazem das tripas coração e produzem coisas boas.

No dia 17 de setembro, aconteceu a Gincana da escola dos Pintos. Foi uma festa disputada por duas equipes, envolvendo alunos, professores e pais.

Houve provas de diversos tipos: de conhecimentos, de beleza, de dança, de criatividade, de esperteza, entre tantas outras coisas.

Muita gente foi ver, famílias inteiras, conhecidos e até gente de fora do lugar. Muita gente chegou mais cedo, esperou com paciência, prestigiou e ajudou a Dar brilho ao acontecimento.

Algumas coisas apresentadas encantaram os presentes e deram sinal de que devem ser repetidas outras vezes e sempre. Outras, nem tanto, como uma prova de quem bebia coca-cola mais rapidamente... Essa prova entra na onda do consumo e da propaganda que não vale muito a pena. Pelo menos se fosse uma prova de quem conseguisse fazer um suco de fruta e beber a quantia certa, sem muito açúcar e com educação. Uma coisa assim seria mais interessante e educativa. Mas valeu, era festa. Sabemos que os professores estão sempre melhorando as gincanas.

O que chamou mais a tenção foram algumas provas: as apresentações teatrais, o desfile das moças, todas muito bonitas; os testes de conhecimento; e a dança.

Se formos querer saber, de verdade, o que foi mais interessante, é fácil. Basta perguntar em que apresentação o povo deu um passo à frente para ver. E foi na hora das apresentações teatrais. Todo mundo gosta de teatro, principalmente se for coisa para rir, meio comédia. Os professores vão acertar em cheio se colocarem o teatro na escola: nas aulas, no recreio, nas festas. O teatro educa, liberta, desinibe, faz rir, encanta, dá vida. E tem muitos alunos que são verdadeiros artistas.
É o caso da CAROL. Uma mocinha encantadora! Um talento. Uma revelação. Ela é uma atriz. Quando entrou em cena, todo mundo deu um passo para a frente para vê-la e rir do que fazia com muito talento. Ela é um raio de vida, de alegria imensa, de liberdade, de amor aos colegas, aos pais, à vida. É desse tipo de gente que brilha e faz brilhar quem está perto.

Falo dela, mas tinha outros alunos talentosos lá, uma gente encantadora que os professores sabem conduzir, aperfeiçoando cada dia mais as gincanas. 


E lembrem-se: O TEATRO! O TEATRO! MAIS TEATRO NA ESCOLA!

Parabéns para todos. Viva a escola dos Pintos!

Genésio Fernandes.