domingo, 2 de outubro de 2011

O que se encontra no site da prefeitura?

Há algum tempo atrás, divulgamos aqui no Blog notícias de uma pequena cidade de Minas Gerais que pagava mais do que o dobro do piso salarial aos seus professores.


A cidade se chama Alagoa, e não fica muito longe da nossa região, está situada entre as cidades de Itanhandú, Baependi, Airuoca e Itamonte, que segundo o IBGE 2010 tem uma população aproximada de 2.709 habitantes.

http://g.co/maps/fa4mh
Muito embora minúsculo o município, e o exemplo quanto ao tratamento digno aos professores municipais, a Prefeitura de Alagoa ainda surpreende pela transparência e a publicidade na prestação de contas a população por meio do website da prefeitura.

Ao visualizar o site daquela prefeitura, o cidadão tem acesso aos editais e licitações, aos atos oficiais, aos contratos, que a prefeitura realiza, inclusive prestação de informaçoes em geral.

http://www.alagoa.mg.gov.br/
 E o website da Prefeitura de Maria da Fé, como é que está?
 tem cumprido a função pública de informação e prestação e contas?

http://www.mariadafe.mg.gov.br/novosite/
Além de estar completamente desatualizado, o que por sua vez já tira toda credibilidade da função de informação desse veículo. As "informações" prestadas servem apenas os turístas que eventualmente frequentam a cidade, e muito pouco ao próprio cidadão mariense.

Aonde está a utilidade pública?

No campo prefeitura, é possível vizualizar todos os departamentos da prefeitura com o nome dos secretários responsáveis, telefone e e-mail. Por diversas essa Blog tentou contato meio desses canais sem sequer obter qualquer tipo de manifestação, nem positiva nem negativa.

No campo eventos, as informações estão visualmente ultrapassadas, que destaca o Reveillon de 2010, o Carnval de 2011 e a 16 Exposição Agropecuária (já passou a 17 Exposição agropecuária) e outro evento que aconteceu em agosto de 2010.

É caricato a comparação entre os sites das duas prefeituras, porque a cidade de Alagoa é uma cidade próxima de Maria da Fé, está numa mesma região, e tem uma população infinitamente menor que da comunidade mariense (14.209 habitantes).

O que difere então, a iniciativa de uma, da inércia da outra?

Respeito ao cidadão?

Cabe a cada um fazer essa pergunta.
Outro ponto de extravagante contradição é a enquete na homepage do site que lança a questão: "o que você achou do novo site da prefeitura de maria da fé?"

Interessante perceber que, a enquete foi lançada em 2006 ainda na gestão do antigo prefeito Mussulini, ou seja a 5 anos atrás. Não bastasse isso, o resultado é de insatisfação dos leitores, uma vez que 32,8% acham ruim, e 24,4% acham que pode melhorar.

http://www.mariadafe.mg.gov.br/novosite/index.php?option=com_poll&id=14:o-voce-achou-do-novo-site-da-prefeitura-de-maria-da-fe
Outros questionamentos surgem ...

Seria tão caro assim, manter um site atualizado com informações ao cidadão?

O dinheiro gasto, e ainda não justificado, com as multas dos veículos públicos não seria capaz de cobrir, pelo menos uma parte desses custos?

E os nossos impostos pagos, não devem ser direcionados para o melhor cumprimento dos serviços públicos?

Tendo em vista o fracasso da atual enquete no site da Prefeitura, vamos lançar outra aqui:

Você acha que Maria da Fé precisa de um site mais completo ?

Sim ou Não?

Égua Malhada