terça-feira, 27 de setembro de 2011

Segurança Pública - Informativo PM Maria da Fé 09.11


Nossas terras já não são mais as mesmas ...

O tão aclamado e aconchegante sossego das fazendas e propriedades rurais do município, também é vítima da crescente, e quase incontrolável, onda de violência e crimes que ameaçam a segurança de nosso país.

A realidade de outrora, não nos acompanha mais.

Nossa cidade tem hoje um percentual de criminalidade muito abaixo da constância das grandes metropolis, mas isso não significa estarmos imunes as infelizes consequências dessas ilicitudes. 

Além do trabalho de nossos policiais, é muito importante a conscientização do papel de fiscalizador que a sociedade também pode desenvolver, auxiliando, e tornando cada vez mais efetiva a segurança que tanto precisamos.

Fiscalizar e denunciar, além de tudo é um exercício de cidadania.

Denuncie 190

Nosso serviço de publicidade aos acontecimentos de interesse público da comunidade, continua, a fim de trazer a informação e o debate sobre as questões importante para o futuro da cidade.

Abaixo informativo policial disponibilizado pela PM de Maria da Fé:
O Comandante do 4º Pelotão de Polícia Militar da 263ª Cia. TM/56º BPM desencadeou no dia 18/09/2011(domingo) as 05h00min, no município de MARIA DA FÉ/MG, uma Operação denominada CAVALO DE AÇO, na ZONA RURAL, Bairros DA MATA e PINTOS NEGREIROS, envolvendo o efetivo policial dos 3º e 4º Pelotões da 263ª Cia. TM/56º BPM, com intuito de localizar e apreender veículos produtos de furto/roubo. A operação contou com um efetivo de 24 militares, 09 viaturas caracterizadas e um veículo descaracterizado. 
Em uma estrada vicinal que da acesso ao Bairro da MATA, foi abordado o veículo GM Corsa, cor prata, placa DAS 2291/SÃO PAULO/SP, o qual encontrava-se estrategicamente estacionado a 45 graus, ocupado por quatro indivíduos que tinham a visão privilegiada de todos os carros que trafegavam nos dois sentidos. De imediato o veículo foi abordado e durante a busca pessoal e no interior do veículo, foi localizada debaixo do banco do motorista uma réplica de pistola na cor preta.  
Ao questionar os ocupantes sobre a propriedade daquela réplica, a princípio todos negaram, porém depois da verbalização o condutor do veículo assumiu a propriedade, alegando que ao comprar o veículo a réplica já estava no seu interior. Sobre a permanência daqueles indivíduos naquele local, eles não souberam explicar.Foi realizada a consulta no INFOSEG sobre o veículo abordado, onde foi constatado que o chassi não batia com as suas características. Diante do exposto os quatro indivíduos foram presos e conduzidos até a Delegacia de Polícia de Itajubá/MG, juntamente com o veículo e réplica apreendida. Na Delegacia foi acionada a Perícia Técnica, que após realizar os trabalhos técnicos, constatou que o veículo era CLONADO, pelo que foi ratificado o flagrante pela Autoridade Policial. 
No Bairro da MATA foi realizado um cerco/bloqueio, haja vista que havia uma denuncia da localização de individuo foragido da Justiça de nome J.G, vulgo J., o qual estaria realizando disparos de arma de fogo no Bairro da MATA. No local indicado, durante parlamentação com a senhora M F M, esta relatou que o denunciado não se encontrava na casa e ainda franqueou a entrada dos militares para averiguação. Em um dos cômodos da casa foi localizado um indivíduo de nome J D D S, que se mostrou apreensivo com a presença policial.
Após a sua identificação foi constatado que ele era conhecido por J. e que já possuía alguns registros de furtos e outras denuncias, sendo ele um cidadão contumaz em furtos na zona rural e de difícil captura, pois após cometer os delitos ele se refugia no interior da mata fechada, ficando-la por dias. Foi realizada busca no interior da residência, onde foram localizados em uma caixa de sapato um baleiro de couro na cor preta, contendo 06 munições calibre 36 intactas e 08 (oito) deflagradas. Atrás da porta de um dos cômodos foi encontrada uma espingarda calibre 36, marca BOITO, número de serie 776363, estando esta carregada com um cartucho intacto, pronto para o emprego.

Ainda foram encontrados 01 frasco contendo pólvora; 01 frasco contendo chumbo; 05 espoletas e 01 coronha de madeira. O autor J D D S, que assumiu a propriedade da arma de fogo, porém sem registro, foi preso em flagrante delito e conduzido até a Delegacia de Itajubá/MG, juntamente com todo o material apreendido, onde ficou a disposição da Autoridade Policial, que também ratificou o flagrante. Na Operação CAVALO DE AÇO foram vistoriadas 02 oficinas mecânicas, bem como abordagens nas estradas vicinais, sendo fiscalizadas 22 motocicletas, porém sem alteração. A Operação encerrou às 10h30min. 
Participaram da Operação o 2º Ten Sergio, 2º Sgt Viera, 3º SGT Martins, 3º Sgt Santos, 3º Sgt Fernando, CB Alkimin, CB Vânis, CB Dioni, CB Monteiro, SD Ilson, SD Guimarães, SD Cesarino, SD Heleno, SD Carvalho, SD Diniz, SD Junior, SD José Luiz, SD Siqueira, SD Alessandro, SD Milton, SD Fernandes, SD Felipe, SD Oliveira e SD Anderson.

Jeferson Ferreira
(Égua Malhada)