sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Voto Distrital

Estive “navegando” pelos mistérios da “net” e encontrei algo que me deixou profundamente motivado, principalmente, pela problemática muito atual e pertinente que já algum tempo venho me questionando, que é tão falada Reforma Política. 

É o movimento #EuVotoDistrital, que tem como proposta a alteração de nosso atual modelo de eleição (voto proporcional) por uma nova forma de voto, que é o voto distrital.


Considerando o quadro, cada vez mais, insustentavel da política de nosso país, se faz necessário com demasiada urgencia, uma critica sobre o modo que escolhemos nossos candidatos.

Será que sabemos como eles tem trabalhado durante todas sua gestão? Será que sabemos que projetos ele tem proposto? Que causas tem defendido?

Será que o nosso candidato é probo, e transparente com seu mandato?

Acredito que muito de nós, se não todos, não saberia responder a essas perguntas com propriedade, afinal, "quem foi mesmo que votei na ultima eleição?"

 Esse desprezo pela política, mas especificamente pelos trabalhos do político, tem um preço muito alto ... tem o preço da degradação e da corrupção que assola todos os setores publicos (e privados, em alguns casos), tranzendo a hipossuficiencia de nossa nação.

Mover-se é preciso, chegou a hora de nos questionarmos sobre, e principalmente, quem estamos escolhendo para representar nossas necessidades.

Acompanhem, e assinem o abaixo assinado desse movimento!

Para mais informações acesse:  http://www.euvotodistrital.org.br/

  • Como é hoje?

Hoje, os representantes do povo no Legislativo (deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos pelo voto proporcional, isto é, os partidos políticos ganham cadeiras em proporção ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o Estado (ou cidade). Quanto mais candidatos, mais votos. Um mês após a eleição, 30% dos eleitores já não se lembra em quem votou, pois vota sem conhecer bem os candidatos. Este número aumenta para 70% em relação às eleições anteirores. Uma vez eleitos, os representantes também não se lembram dos eleitores e agem no Legislativo sem prestar contas a eles.

  • Como seria com o voto distrital?

O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um Estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.

  • O que muda?

Aumenta a fiscalização sobre os políticos; diminui o custo das campanhas políticas; estimula a redução de partidos; aumenta o enraizamento dos partidos na sociedade; fortalece o Poder Legislativo; traz nova dinâmica de Governabilidade; melhora a relação representante/representado; mais representantes que convivem com a população no dia-a-dia serão eleitos.

Égua Malhada