sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O problema da municipalização num panorama nacional

Acompanhando os debates desse blog, segue abaixo publicação feita hoje no Blog do Luis Nassif, posicionamento que tudo tem haver com os problemas relacionados a municipalização da sétima série no município de Maria da Fé.

É necessário analisar o tema com cautela, pois envolve muito mais do que a simples transferência da competência de uma esfera para outra. 

Fiquemos de olho! 

Os problemas da municipalização do ensino
Enviado por luisnassif, sex, 03/02/2012 - 18:07

Por Marcos Dantas

Já fui secretário do MEC e minha passagem por lá me ensinou: uma das principais causas do desastre da educação brasileira é a municipalização e, mesmo, estadualização. Escrevi um livro sobre isso, enviado, até agora, para três editoras, a espera de que alguma delas me responda positivamente.

A educação pública precisa ser federalizada, as carreiras de professores precisam ser assumidas pela União e passar a receber salários decentes, a quantidade de escolas precisa ser racionalizada, o currículo precisa ser padronizado (com espaço, claro, para variações locais) e o sistema de avaliação deve ser nacional. A política municipal não tem qualquer interesse na qualidade da educação até porque um povo melhor educado não elegeria a grande maioria dos vereadores e prefeitos que existem por aí. Educação, para essa gente, não é prioridade, no máximo interessa para indicar correligionários e cabos eleitorais para cargos em escolas. A Educação pública precisa ser declarada estratégica para a Nação e assim ser tratada. Não é assunto de interesse municipal, é assunto de interesse nacional.

Quero ver que presidente da República ousaria fazer essa autêntica revolução em nosso ensino, enfrentando todo o tipo de pressão política paroquial, corporativa e, inclusive, de centenas de ONGs e consultorias que ganham muito dinheiro vendendo "soluções de qualidade" para os municípios, soluções entretanto que nunca melhoram a qualidade do ensino (afinal, não vão matar a galinha de ovos de ouro, né?)


(grifos nosso)

Qualquer semelhança é mera coincidência!

Égua Malhada