terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Consciência cidadã

O conceito de cidadania é termo de uma difícil compreensão teórica, mas de fácil acesso prático. Por mais que os entendimentos sobre o “núcleo duro” do conceito de cidadania se enfrentem, ser cidadão e exercer a cidadania não demanda nada mais complexo, do que pensar e agir em proveito da coletividade.

Não vivemos em comunidade apenas por opção, durante muito tempo, no passado de nossa história, organizar-se em grupos era sinônimo de sobrevivência. Nossos antepassados na medida do tempo perceberam a importância de viver solidariamente, se agrupando, e compartilhando especialidades, com o fim de alcançar a proteção de seus próprios interesses e de seus familiares. Dessa forma, para ter a proteção e as vantagens do trabalho dos demais membros do seu grupo, era necessário também que ele oferecesse às mesmas vantagens a coletividade que lhe acolheu.

Com esse entendimento podemos chegar à conclusão que pra se ter DIREITOS é necessário também assumirmos DEVERES com a sociedade que nos acolhe, mesmo que, pelo fundamento de “sobrevivência social”.

Se olharmos para complexidade da atual organização de nossa sociedade, seja no âmbito de nosso país, de nosso estado, ou mesmo de nosso município, iremos perceber que a ação de uma determinada pessoa isoladamente interfere direta e/ou indiretamente na vida da coletividade, o que pode ser em muitos casos “perigoso” para o equilíbrio e a “sobrevivência” da comunidade que invariavelmente fazemos parte e dela dependemos.


Conscientizar-se do papel que temos dentro da comunidade que vivemos, é admitir nosso DEVER/DIREITO como CIDADÃOS, que pode interferir no meio que se encontra positivamente ou negativamente, seja pela ação ou omissão.

Dessa forma, pensar em trabalhar em proveito da coletividade, também é pensar em proveito próprio, e considerando vivermos em um mundo cada vez mais globalizado, é impossível imaginarmos viver distantes da vida em comunidade. Nesse contexto fica mais claro para mim o trecho da música “carpinteiro do universo” gravada por Raul Seixas e Marcelo Nova, na qual dizem “o meu egoísmo, é tão egoísmo, que no auge do meu egoísmo é querer ajudar”.

Críticos da consciência CIDADÃ, em que pensar em viver bem, em prol de si e do outro, faz parte de um mecanismo para qualidade de vida, e imaginar-se coletivamente inserido, diretamente responsável pelo futuro de seu ambiente é a ferramenta fundamental para promovermos as mudanças tão necessárias para o sucesso de nosso POVO.

Reflita sobre suas ações e omissões, e sobre a responsabilidade que você tem quando entrega seu voto ao candidato que representará toda a força da comunidade que lhe elegeu, comunidade está, da qual você também faz parte. 

Égua Malhada