segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fim da Loja do Zico

Prezados blogueiros,

O Blog O Pasto de Éguas faz sua homenagem a memória da Loja do Zico que, sem dúvida, guarda um pedacinho da história de cada Mariense.

Artefatos e especiarias que somente eram encontradas naquela loja, de luz baixa, balcão de madeira antigo, vitrines embaçadas pelo tempo ... ali perto da igreja ... existem muitas lembranças.

Pela opinião desse humilde blog ... um verdadeiro patrimônio da memória da história do nosso povo que jamais deverá ser esquecida.

Abaixo uma publicação do Jornal O Mariense, que explica bem a nostalgia de perder um pedacinho de nossa lembrança.
NOSTALGIA

Há palavras que são mais sentidas do que usadas. Usadas apenas naqueles momentos em que parece não existirem outras no dicionário, que consigam exprimir o estado ou sentimento que se entranha dentro de nós: Nostalgia é uma delas.

Nostalgia ao ver acabar a "LOJA DO ZICO", que tinha em sua placa, "CASA SANTOS". Nome apenas comercial, porque, do mais criança ao mais velho comprador mariense conheceu-a por "LOJA DO ZICO". Da bolinha de gude ao objeto mais diferente, ao utilitário mais extraordinário, era encontrado na "LOJA DO ZICO. Nome eternizado pelo uso durante mais de 50 anos no comércio. O apelido "ZICO" foi sempre tão forte, que serviu até de sobrenome a seus irmãos: Joaquim do Zico, Maria do Zico ...

Hoje vendo ser desfeita aquela estrutura de prateleiras e vitrines tão conhecidas por todos nós, nos bate aquela tristeza, melancolia, saudades, nostalgia ao ver parte de nossa história se fechar, se acabar!

Inicia-se outra era, outro nome, outra estrutura, despindo nossas lembranças de imagens que ficarão sempre em nossos corações como uma cicatriz que nunca se desfaz!

Maria Aparecida da Silva Machado - Dona Nenzinha

Jornal O Mariense - Julho de 2011 - N. 58


Égua Malhada