terça-feira, 26 de julho de 2011

Apenas um ponto de vista sobre a nova administração da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes.

Estamos para assumir a direção do Ginásio em Maria da Fé. Depois de uma campanha cansativa e muito honesta ganhamos por apenas 16 votos. Isso significa que podemos analisar o resultado sob dois aspectos: o primeiro é que a decisão ficou bem dividida, não houve uma disparidade de votos porque as duas chapas concorrentes despertaram a confiança no mesmo nível, com propostas consistentes e pé-no-chão. O segundo é que não existiu ninguém melhor do que ninguém. Tanto o Enéias como a Nilva são pessoas competentes, com ideias sérias, inovadoras e que, certamente, farão de tudo para melhorar a escola.

Administrar uma escola como a Nossa Senhora de Lourdes é uma grande missão. Além da responsabilidade da rotina administrativa, e eu estou falando de horários, funcionários, fluxo de trabalho, organização de cardápios, licitações, contratação de professores e prestação de contas, ainda temos que ter muito cuidado com a pessoa, e com isso quero dizer administrar conflitos, disciplina, doenças, reivindicações... Temos um grande desafio pela frente e quando entramos nessa disputa sabíamos disso.

O que tem de bom em nossa equipe é o ótimo relacionamento, a congruência de ideias, de desejos, a vontade de trabalhar, a união e a força para enfrentar os desafios que virão, principalmente daquelas pessoas que estão contra os ideais de uma escola moderna, independente e de poder descentralizado.Não gosto de usar palavras negativas, mas infelizmente alguns pontos não dependem somente da boa vontade e da força de trabalho.

O nosso ginásio tem uma fama, gerada por aqueles que têm outros interesses na instituição, da qual teremos muito trabalho para nos livrar. O Estatuto da Criança e do Adolescente, criado com a melhor das intenções, peca ao ser aplicado indiscriminadamente a todas as crianças e adolescentes. Existem muitos casos em que o menor, já com o devido conhecimento dos seus direitos, abusa dessa proteção e com isso humilha diretores, professores e funcionários das escolas, que, de mãos atadas, nada podem fazer para agir (ou punir/ou tomar medidas socioeducativas) contra a situação a que foi exposto.

A polícia não pode fazer nada (e muitas vezes ainda é alvo de chacota desses menores), o conselho tutelar (previamente a favor do menor) cumpre à risca as leis que simplesmente ignoram a real malícia existente em determinados menores que, obviamente por pura incapacidade dos pais de serem educados (e quando eu digo incapacidade não estou querendo dizer que todos os pais são incapazes, muitos tentam passar os valores para se formar um bom cidadão, mas não conseguem pelo desvio de caráter – ou, se preferir, personalidade - natural da criança ou do adolescente), acabam fazendo da escola o seu local de lazer, pura e simplesmente, sem respeitar regras, pessoas, enfim, acabam fazendo da escola o seu território, onde ele é intocado, não pode levar suspensão ou expulsão por xingar professores e funcionários, ser barrado por chegar muito atrasado, por estar sem uniforme, drogado ou alcoolizado. No máximo ele pode levar uma advertência por escrito, com cuidado para não submetê-lo a situação “vexatória” ou de “humilhação”, se não...São situações especiais que a escola precisará agir junto como poder público, adaptando regras e unindo esforços para fazer com que a mudança desejada venha acontecer, e com isso conseguirmos atingir o ideal de excelência em educação conquistado por algumas escolas Brasil afora.

Temos tudo para fazer acontecer uma juventude produtiva e inteligente. Nosso ginásio está equipado com instrumentos modernos que permite que isso aconteça. Temos uma sala de informática moderna, com internet de 1MB, que oferece aos alunos os mais variados cursos todos os semestres (Informática Básica, Editoração Eletrônica, Construção de Web Sites, programas ancorados no Linux entre outros). Temos um laboratório pronto para ser utilizado, estamos esperando apenas o aval da Superintendência de Ensino e um treinamento que ocorrerá nas próximas semanas, para começarmos a formar alunos técnicos em montagem e manutenção de computadores. Temos as oficinas do PEAS, que todos os anos orientam futuros profissionais nas áreas de cabeleireiros, música, pintura, padaria (temos uma padaria completa, equipada com forno e todos os eletrodomésticos necessários para a produção de pães, bolachas, bolos, biscoitos), tudo feito sob a orientação do Ditonho na cozinha da escola, entre outros cursos.Quer dizer, estamos com a faca e o queijo na mão e vamos usar de todos esses recursos para transformar a escola em um local muito mais atraente para o aluno.

É claro que tudo isso também vai contar com a colaboração dos pais, que, nessa nova administração, deverão ser mais ouvidos, aliás, os pais e também os alunos, professores e funcionários. Existe uma imensa expectativa de todos os segmentos da comunidade escolar pelas mudanças que virão, mas gostaria de deixar claro que, como em qualquer administração pública, elas não vão ocorrer do dia para a noite, mas estaremos sempre prontos para ouvir a todos sempre. Claro que nem todos os pedidos poderão ser atendidos de imediato, mas dependendo da coerência, necessidade e possibilidade eles serão implementados sem burocracia o mais rápido possível.

Estamos aguardando uma reforma do prédio principal e também do antigo Arlindo Zaroni que deve acontecer em breve (talvez ainda esse ano). Temos muitos planos e alguns projetos para as novas salas que virão. Alguns inovadores que trarão muitos benefícios para a sociedade mariense, mas que ainda não podem ser revelados por razões óbvias.Desejamos o melhor para a Escola Nossa Senhora de Lourdes.

Com tantos desafios pela frente, tentei listar aqui algumas das nossas ideias, mas lembro também que, a Nilva nunca teve experiência como diretora de escola, para ela também será um desafio implantar suas ideias arrojadas (e que certamente encontrarão resistência aliás, como todas as mudanças), além se ser uma mulher inteligente e moderna, ela terá todo apoio e confiança da vice direção, pois não mediremos esforços para que isso aconteça.Com essa oportunidade, também informo em primeira mão que estamos providenciando a construção do site da escola, conforme prometido na campanha. Lá também será um canal que a comunidade poderá utilizar para expor suas ideias, críticas e sugestões, além de se comunicar conosco. Tão logo esteja pronto divulgaremos o endereço.
Espero sinceramente ter contribuído para esclarecer nosso ponto de vista sobre esse desafio, mas também quero deixar bem claro que, se não houver uma vontade coletiva, incluindo comunidade escolar, sociedade e órgãos públicos, o resultado do nosso trabalho poderá ser muito lento, mas não deixará de acontecer.

Renato Moraes

(O Pasto de Éguas agradece a colaboração de Renato Moraes pelo envio do artigo. Esperamos que outros setores representativos da sociedade mariense também aproveitem esse canal que
abrimos.)