sábado, 2 de abril de 2011

Entrevista sobre drogas - Parte I: O Começo do Uso

A questão das drogas e da criminalidade parecia algo distante da nossa realidade em Maria da Fé. Parecia algo mais de novelas ou telejornais. Mas aí o tempo passa e esta realidade chega cada vez mais perto, até que atinge seus circulo de amizades ou familiar. Eu, Égua Vegetariana, quero agradecer ao meu primo que concedeu esta entrevista, pois é uma forma de passar a visão de quem conhece o problema do lado de dentro. Quem é o meu primo? Ele disse que poderia colocar o nome dele, mas eu achei que não era o melhor, pois eu quero chamar a atenção pro fato e não pra pessoa dele. Além do mais, os fatos ocorreram quando ele era menor de idade e ele já respondeu por isso perante as autoridades competentes.

A entrevista foi feita ontem, pela internet. Como o papo se estendeu, estou dividindo a entrevista em três partes:

Parte I - O começo do uso.

Parte II - Do uso ao tráfico.

Parte III - Internação e recuperação

Parte I - O Começo do Uso

O Pasto de Éguas - O que te levou a experimentar? curiosidade?

Entrevistado - Para obter respeito da turma e também por curiosidade.

O Pasto de Éguas - Mas voce sentia uma certa pressao da turma pra experimentar?

Entrevistado – até moleque de hoje sabe que isso não dá certo. Se você não quer, você não quer. Até acho que esse respeito que induz a molecada.

O Pasto de Éguas – Então é uma forma da pessoa se afirmar? Semelhante a quando você sai com um monte de mulheres?

Entrevistado - Quase isso. Obviamente os usuarios de crack nao têm esse respeito. Alia´s, não tem respeito nenhum.

O Pasto de Éguas – Entao, pelo conhecimento que você tem, o cara nunca começa direito pelo crack?

Entrevistado - Eu creio que não

O Pasto de Éguas – O X da questão pra alguém entrar na droga são as amizades que ele tem?

Entrevistado - Sim

O Pasto de Éguas - Ambição seria mais no caso do trafico que do uso, né?

Entrevistado - concerteza eu queria aquilo pra mim.

O Pasto de Éguas – Se você tiver filhos, qual seria sua postura com ele quanto a drogas.

Entrevistado - Contaria tudo isso pra ele: os riscos, a parte ruim. Meu filho concerteza vai saber bem escolher suas companhias.

O Pasto de Éguas – Quanto você experimentou seu primeiro cigarro de maconha.

Entrevistado - Eu comecei com 13 ou 14 anos. Eu gostei muito do efeito nas primeiras vezes. Nas outras não porque a mente ficava fraca. Tipo, qualquer um entrava nela e às vezes eu fala coisas que nao devia

O Pasto de Éguas - Fala mais sobre isso.

Entrevistado - Tipo... Você ta numa roda de muleke. Aí você fuma, fica mto chapado. Todo mundo pesa em você. Você fica vulneravel até você ir acostumando, criando a maldade e aplicando isso tambem com outros novatos ou até nos mais experientes. Você fica muito zica. Você ignora o q pode te levar a fazer alguma coisa errada, releva mta ignorancia, sabe q pode se superior e soh com o orgulho pode destruir alguém.

Égua Vegetariana