sexta-feira, 24 de junho de 2011

Assembleia em Maria da Fé com o deputado Ulysses Gomes

Pode-se dizer que hoje foi daqueles dias para comemorar, se não isso, pelo menos ter boas esperanças quanto ao rumo das decisões políticas da nossa cidade.

Infelizmente, a um publico pequeno (mais ou menos 20 pessoas), o Deputado Ulysses Gomes, esteve presente em Maria da Fé para um debate junto com os professores do munícipio (apenas 5 - infelizmente), sobre questões como o plano de carreira dos professores do munícipio.

O encontro foi na Casa da Criança, promovido pelos vereadores Luis Antonio (Big Boy) e Zé Márcio, comparecendo também alguns outros membros da sociedade, assim como este Blog.

Bom, a questão principal era sem dúvida a questão dos professores do munícipio, mas o debate se estendeu para outras questões como agricultura e sindicalismo (servidores publicos).

É importante ressaltar a importância desse debate, pois você coloca liderança política e o povo frente a frente para discusão de problemas da sociedade, promovendo uma maior participação popular na política, e daquele político na orbitas das necessidades sociais, uma vez, que por óbvio, a função desse último é a representação daquele povo, tornado com isso sua funcionalidade mais pratica e efetiva.

O professor municipal sofre por não possuir um plano de carreira, que garanta a esse servidor uma segurança e incetivo no exercício da profissão, e os professores ali disseram o quanto estão decepcionados pela falta de interesse do poder executivo na questão, uma vez que por tratar de problema que envolve o orçamento municipal, cabe somente ao Prefeito essa iniciativa.

O solução chegou, com a ideia de se formar um sindicato de servidores publicos do município, para poder melhor representar a classe nos debates entre câmara e prefeito. O deputado Ulysses se comprometeu a ajudar no movimento, promovendo junto com os vereadores Big Boy e Zé Márcio uma série de debates, com participação de servidores de outras cidades que já experimentaram o movimento.

Porém, para isso precisaremos reunir os professores municipais e todos os servidores do munincípio para termos uma força sindical a altura dos interesses dessa classe. É a garantia de melhores salários, e melhor serviço prestado para nossa cidade.

O interessante também foi o interesse do Deputado ao se posicionar sobre a agricultura do munícipio. A ideia foi simples e bastante prática, precisariamos organizar os produtores, no mínimo 20, em uma associação e cadastrar os mesmo no CONAB (Companhia de Nacional de Abastecimento) no programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), possibilitando a venda dos produtos agrícola diretamente ao Estado, sem atravessadores, possibilitando um rendimento certo e proveitoso para o pequeno produtor, com a ajuda do deputado, ainda seria possível vender o excedente para outras associações da região, que fazem jus ao trabalho horado do pequeno produtor.

A pergunta que fica é a seguinte:
Será que vai ficar só nas palavras ?

Tomara que não, independente de ajuda política ou não, é necessário a participação de todos os cidadãos na concretização dessas pretensões.

Mas o que eu, não agricultor ou servidor público, tenho a ver com essas políticas?

Eu poderia dizer: TUDO

A economia da nossa cidade é basicamente agrícola, e incentivar a melhoria das condições dos produtores rurais, é garantir uma maior circulação de riquezas na sociedade, melhorando a vida de todos.
Melhore condições de trabalho aos servidores públicos, é garantir uma melhor prestação dos serviços essenciais a vida em sociedade, inclusive, e talvez principalmente, a da educação das nossas crianças.

É hora de participar, e perder o medo de brigar pelos nossos direitos !


Égua Malhada