terça-feira, 17 de abril de 2012

10 anos do levante golpista venezuelano


Neste mês fez dez anos o tentativa de golpe de direita na Venezuela. Uma tentativa de golpe apoiada pela Igreja, militares, donos de empresas e dos meios de comunicação. Uma tentativa de golpe fracassada, pois o povo da Venezuela acabou por reconduzir o presidente democraticamente eleito pelo voto direto ao poder.


É um momento histórico importante, embora desprezado pela "imprensa livre". Representou o momento onde o povo latino-americano decidiu lutar e não mais aceitar trocas de governos comandadas secreta e sorrateiramente por Washington, embora não podemos nos esquecer o que aconteceu com Zelaya, em Honduras.

Importante notarmos que essa situação se reproduziu no Oriente Médio posteriormente, fato que comprova o franco declinio dos países de "primeiro mundo".

Hoje o Brasil pretende dialogar de "igual para igual" com os Estados Unidos. A Argentina expropria empresa espanhola. E o que podem fazer senão se resignar?

Para quem não conhece este importante momento da História latino-americana aqui vai uma dica: A Revolução não será televisionada.

Égua Maldita