quinta-feira, 30 de junho de 2011

Parceria Associação Fé e Cidadania e Blog Pasto de Éguas e as iniciativas práticas

Conforme já divulgamos no Orkut e no Facebook, este blog firmou parceria com a Associação Fé e Cidadania no último sábado, dia 25 de junho.

Para quem ainda não sabe, a Associação Fé e Cidadania ficou conhecida por ter sido criada em 2005, incentivada pelo Pe. Luiz César de Moraes, pároco de MF à época (Era o chamado "Grupo do Padre"). A ideia de associações como esta é agregar a população para defender seus interesses. Destacamos, entre as principais realizações do Fé e Cidadania a pressão para que a Câmara Municipal aprovasse a proibição do nepotismo (isso será objeto de outro post) e o Encontro de Perguntas e Respostas dos Candidatos a Prefeito, realizado no Vicentão, pouco antes das eleições de 2008.

Uma das intenções de nossa parceria é divulgar as ações do Fé e Cidadania no sentido de fiscalizar a política mariense.

Pois bem! Já na segunda-feira, dia 27 de junho, a Associação Fé e Cidadania (vamos daqui pra frente utilizar a abreviatura AFC) protocolou um ofício à Prefeitura e outro a Câmara de Vereadores, com fundamento na Constituição Federal; nas Lei 9.051/95 e Lei 9.265/96 e no Decreto-Lei nº 201/67, que garantem a todo cidadão o acesso às informações públicas, no prazo improrrogável de 15 dias.

(Para maiores informações, releiam o post "Como obter informações das repartições públicas no link http://pastodeeguas.blogspot.com/2011/05/como-obter-informacoes-de-reparticoes.html).

E que informações foram requeridas?

No ofício dirigido à Prefeitura, a AFC solicitou o Cadastro Municipal de licitantes, para que a população saiba quem são as pessoas que recebem as cartas-convite para participar das licitações e as principais informações sobre as obras da estrada que liga à cidade ao bairro rural das Posses, como projeto arquitetônico, a relação de materiais empregados e as notas de empenho referente à execução da obra e a compra dos respectivos materiais. ?

(Sugiro que revejam nosso post "O Beabá das Licitações" no link: http://pastodeeguas.blogspot.com/2011/05/o-beaba-das-licitacoes.html)

Já no ofício enviado à Câmara, a Associação Fé e Cidadania quer obter a resposta a algumas perguntas que fazemos desde o começo de nosso blog: quem dirigia o Vectra da Câmara quando este foi multado por excesso de velocidade? Além disso, também requereu informações sobre as audiências públicas, que são obrigatórias por lei, e sobre o orçamento municipal.

É importante recordar que o Decreto-Lei nº 201/67 menciona no seu artigo 1º, inciso XV que os Prefeitos Municipais podem ser cassados, independentemente de pronunciamento da Câmara dos Vereadores se "deixar de fornecer certidões de atos ou contratos municipais, dentro do prazo estabelecido em lei.".

Assim que os ofícios forem respondidos, divulgaremos o teor neste blog. Caso não sejam, divulgaremos quais medidas serão tomadas.

Enquanto isso, vamos aguardar...

Seguem abaixo cópia dos ofícios, com o protocolo de recebimento, para dowload

Ofício Prefeitura:

http://www.4shared.com/photo/SHzJMLRp/Ofcio_Prefeito_27062011.html

Ofício Câmara dos Vereadores:

http://www.4shared.com/photo/ZLHYCBpT/Ofcio_Cmara_dos_Vereadores_270.html



Ofício para o Prefeito/ Ofício Câmara dos Vereadores



Regina, Nico, Paulinho, Márcio, Jeferson e Marcelo

Égua Vegetariana

Égua Malhada

quarta-feira, 29 de junho de 2011

STJ, em Brasília, profere decisão contrária a Dr. Celso Teixeira

RECURSO ESPECIAL Nº 834.647 - MG (2006/0062771-2)

RELATOR : MINISTRO MAURO CAMPBELL MARQUES
RECORRENTE : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
RECORRIDO : CELSO TEIXEIRA DA SILVA

EMENTA

ADMINISTRATIVO. IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. ART. 11 DA LEI N. 8.429/92. ELEMENTO SUBJETIVO DOLOSO. NECESSIDADE. CONFIGURAÇÃO. IMPRESCINDIBILIDADE. EXISTÊNCIA.

1. Pacificou-se nesta Corte Superior entendimento segundo o qual o enquadramento de condutas no art. 11 da Lei n. 8.429/92 requer a constatação do elemento subjetivo doloso do agente, em sua modalidade genérica. Precedentes. 2. Na espécie, o Prefeito delegou a seu Vice, mediante simples procuração, todosos poderes que lhe foram conferidos democraticamente pelo povo, a fim de quefosse este o responsável pela gestão do Município, em flagrante desrespeito aopilar da Constituição da República, que é o Estado Democrático de Direito, comsua inerente representatividade popular fruto do exercício do voto.3. É de se entender, portanto, configurado o dolo, manifesto na vontade livre econsciente de outorgar procuração geral e irrestrita, ainda que se alegue confusãoentre o regime privado e público de mandato, porque nenhum administradorpúblico pode ignorar, após mais de 20 anos de vigência da nova ordemconstitucional (isto sem considerar que a Democracia já vige no país há maistempo...), que sua eleição para cargo máximo do Executivo (no caso, municipal) imputa a ele, e não a terceiros, como regra , o dever indelegável de, na qualidade de mandatário da população, corretamente administrar o Município (arts. 1º, p.ún., 14, 29, 76, 79 e 84, inc. II, da Constituição da República).4. Recurso especial provido.

Íntegra da decisão no site


Égua Vegetariana

terça-feira, 28 de junho de 2011

IV Festival de Inverno 2011 - Maria da Fé

IV Festival de Inverno de Maria da Fé 2011

A principal aposta do turismo Mariense ...

O blog ajuda a divulgar









segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vozes da Seca - Luiz Gonzaga


Luíz Gonzaga
Composição: Luiz Gonzaga / Zé Dantas


Seu doutô os nordestino têm muita gratidão
Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão

Mas doutô uma esmola a um homem qui é são
Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão

É por isso que pidimo proteção a vosmicê
Home pur nóis escuído para as rédias do pudê

Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê
Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê

Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage

Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage

Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão
Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação!

Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão
Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Assembleia em Maria da Fé com o deputado Ulysses Gomes

Pode-se dizer que hoje foi daqueles dias para comemorar, se não isso, pelo menos ter boas esperanças quanto ao rumo das decisões políticas da nossa cidade.

Infelizmente, a um publico pequeno (mais ou menos 20 pessoas), o Deputado Ulysses Gomes, esteve presente em Maria da Fé para um debate junto com os professores do munícipio (apenas 5 - infelizmente), sobre questões como o plano de carreira dos professores do munícipio.

O encontro foi na Casa da Criança, promovido pelos vereadores Luis Antonio (Big Boy) e Zé Márcio, comparecendo também alguns outros membros da sociedade, assim como este Blog.

Bom, a questão principal era sem dúvida a questão dos professores do munícipio, mas o debate se estendeu para outras questões como agricultura e sindicalismo (servidores publicos).

É importante ressaltar a importância desse debate, pois você coloca liderança política e o povo frente a frente para discusão de problemas da sociedade, promovendo uma maior participação popular na política, e daquele político na orbitas das necessidades sociais, uma vez, que por óbvio, a função desse último é a representação daquele povo, tornado com isso sua funcionalidade mais pratica e efetiva.

O professor municipal sofre por não possuir um plano de carreira, que garanta a esse servidor uma segurança e incetivo no exercício da profissão, e os professores ali disseram o quanto estão decepcionados pela falta de interesse do poder executivo na questão, uma vez que por tratar de problema que envolve o orçamento municipal, cabe somente ao Prefeito essa iniciativa.

O solução chegou, com a ideia de se formar um sindicato de servidores publicos do município, para poder melhor representar a classe nos debates entre câmara e prefeito. O deputado Ulysses se comprometeu a ajudar no movimento, promovendo junto com os vereadores Big Boy e Zé Márcio uma série de debates, com participação de servidores de outras cidades que já experimentaram o movimento.

Porém, para isso precisaremos reunir os professores municipais e todos os servidores do munincípio para termos uma força sindical a altura dos interesses dessa classe. É a garantia de melhores salários, e melhor serviço prestado para nossa cidade.

O interessante também foi o interesse do Deputado ao se posicionar sobre a agricultura do munícipio. A ideia foi simples e bastante prática, precisariamos organizar os produtores, no mínimo 20, em uma associação e cadastrar os mesmo no CONAB (Companhia de Nacional de Abastecimento) no programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), possibilitando a venda dos produtos agrícola diretamente ao Estado, sem atravessadores, possibilitando um rendimento certo e proveitoso para o pequeno produtor, com a ajuda do deputado, ainda seria possível vender o excedente para outras associações da região, que fazem jus ao trabalho horado do pequeno produtor.

A pergunta que fica é a seguinte:
Será que vai ficar só nas palavras ?

Tomara que não, independente de ajuda política ou não, é necessário a participação de todos os cidadãos na concretização dessas pretensões.

Mas o que eu, não agricultor ou servidor público, tenho a ver com essas políticas?

Eu poderia dizer: TUDO

A economia da nossa cidade é basicamente agrícola, e incentivar a melhoria das condições dos produtores rurais, é garantir uma maior circulação de riquezas na sociedade, melhorando a vida de todos.
Melhore condições de trabalho aos servidores públicos, é garantir uma melhor prestação dos serviços essenciais a vida em sociedade, inclusive, e talvez principalmente, a da educação das nossas crianças.

É hora de participar, e perder o medo de brigar pelos nossos direitos !


Égua Malhada



Urgente - Professores !!!

Caros professores e cidadãoes marienses.


A pedido da prof. Nilda, que no post anterior comentou sobre a realização de uma reunião entre os professores de Maria da Fé com o Dep. Ulisses Gomes, para tratar de questões como o plano de carreira da classe, retifico para fazer divulgar, que, o deputado Ulisses comparecerá as 14:00 e não as 18:00, conforme anteriorme combinado.


Assim, hoje dia 24/06/2010 (sexta-feira), às 14:00 horas, na Casa da Criança será realizada a reunião promovida pelo vereador Luís Antônio (Big Boy) e o deputado estadual Ulisses Gomes, para as discussões sobre questões importantissímas aos nossos professores.


A presença de todos de extrema importancia


Devido ao prazo curto dessa divulgação, por favor, aos que puderem, dilvulgue entre os colegas a urgência dessa reunião.

"Quem sabe faz hora não espera acontecer" (Geraldo Vandré)

Égua Malhada

terça-feira, 21 de junho de 2011

Poesia torta de uma égua decepcionada

Aconteceu como um devaneio
Uma brisa em seus pelos
Palavra palavra não veio,
Mas veio os apelos

No escuro todo relincho arrepia
É tão bonito que se valoriza
De manhã bem cedo, desmitifica
então se desvaloriza

Tem égua que ficou muda
Outras tantas, amedrontadas
mudança muda, não muda
e aquela história, mal contada

O sonhos então, já não mais existem
existe apenas o que não anda
na mente, insensatez que não permitem
não permite porque desanda

É inverno naquele Pasto,
O frio esfria o coração
Culpe aquele anonimato,
Mostrar a cara, traz aversão

Muito embora, um pouco longe
Duas éguas insistem em rincho
Falam em suplicas como um monge
Com a força de um relincho

A futuro passou aqui,
Tão depressa quanto um bonde
Que sorte, não vai frui
Aquele sonho, não corresponde

Naquele pasto é assim
A praga do Padre se eterniza
A cidade vai ao seu fim
Sem uma sorte que ameniza

Égua Malhada

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O caso do "qualidificador"e do "prumodi"

O CASO DO “QUALIDIFICADOR” E DO “PRUMODI”

Nas duas últimas semanas, o pau comeu. Alguns jornalistazinhos mal formados e certos pitibuls guardiões de regras gramaticais proferiram críticas histéricas sobre a obra, intitulada Por uma vida melhor, da coleção Viver, aprender, distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático do MEC, para a educação de adultos. Os bolsonaros simplificadores e prepotentes querem que, em linguagem, exista somente o certo e o errado deles.

Com essa certeza, pesam salvar a língua nacional, a moral e os bons costumes, como destinadores do direito e do dever de caça ao erro, desconsiderando as variedades lingüísticas do país. Essa gente é daquela espécie para quem a língua, mesmo na boca do povo, é um virgem pura cujo arranhão no hímen desqualifica e bota a perder a moça inteira, sua alma, sua famílias, sua descendência. Gente da Idade Média essa gente!

A pudibunda raiva dessa gente nunca desceu sobre os humilhantes salários dos professores e sobre as condições em que se encontram as escolas por esse país afora. Lendo sobre isso tudo, lembrei-me de que já fui vítima da humilhação por utilizar a variante herdada de meus pais nos grotões de Minas.

Eu era um menino magro e caneludo. Assim, me botaram o apelido de “Canela de sabiá”. Por muito tempo, não podia nem ouvir o canto do pássaro. Minha reação era imediata. Para me insultar, alguns meninos ousados diziam apenas: “escuta seu irmão...!?”. Bastava isso para eu ficar furioso.

Meu mundo era imenso e eu sabia do meu mundo e tinha um jeito só meu, só nosso para falar dele. Nossa palavra era sempre uma “palavramundo”: enxada era o cabo, o olho, a lâmina, o corte, o peso, os suores, a poeirinha rala na terra seca, o mato cortado, o corte no dedo, o tinir do aço bom, a batida na pedra nos dias chuvosos, o salário minguado e muito, muito mais do que isso tudo.

Um dia, voltei para casa como sempre voltava, mas, no outro dia, tudo mudou e não havia mais enxada, nada de roça, nada de pé no chão, nada de frio, nada de ralo café da manhã e nada de almoço na montanha às nove horas em ponto e fome maior que o mundo. Eu já estava na cidade.

Não conto os demais detalhes. Pulo para dentro de uma sala de aula com muitos alunos, lousa grande e bem preta, sala limpinha de chão brilhando de bem encerada. Cera poliflor, se não me falha a memória.

O professor era um holandês de muita sabedoria e dava muita atenção para os da frente, bem mais bem vestidos, bem mais falantes, alguns com esses bem nítidos nas pontas das palavras. Falavam coisas cujo significado eu lutava para traduzir, pois a frase deles me parecia que era e não era aquilo que era e em que eu estava pensando... Então, entraram numa conversa sobre vitamina.

Agucei os ouvidos porque tinha ouvido falar que era uma bebida saborosa, feita com um aparelho que fazia tudo virar líquido de uma gostosura sem par. Alguns meninos estralavam a boca, falavam de seus gostos, das vitaminas disso e daquilo, cada uma mais gostosa do que a outra. E quando disseram que haveria vitamina de tomate no recreio, fiquei abismado. De tomate!? Nunca tinha imaginado beber tomate.

Animado com aquilo tudo, resolvi me meter. Minha carteira ficava bem mais lá atrás, quase me escondendo. Curvei um pouco para o meio do corredor e levantei o dedo. Demorou um pouco para o professor me dar vez e voz, tanta gente estava na frente com direitos bem maiores do que os meus. Então ele disse sim e eu falei:

- “Só prumodi eu intendê: vitamina num é feito com qualidificador?”

A sala veio abaixo. Riram muito e tanto que eu me encolhi. E o pior foi que o professor deu espaço para mais zombaria e, depois de um ar de riso ordinário, fez-se em bondade rápida, dizendo que sim, enfatizando a palavra liquidificador e desmerecendo o meu “prumodi”. Tudo ficou sem graça e mesmo dolorido e eu pensei em sumir dali. Saímos depois para o recreio.

Então lá veio a vitamina de tomate – coisa intragável do que me distanciei por muitos anos, desmerecendo todos os “qualidifcadores” e liquidificadores existente no mundo e para lá do mundo.

A humilhação nunca me ajudou a amar e a aprender a língua, a leitura e a escrita. O que me ajudou muito foram algumas circunstâncias cheias de liberdade e de vida que me levaram a escrever carta, diário, texto para o jornal de minha sala e poemas românticos. Trabalhar no teatro da escola foi outra coisa que me deu segurança, desenvoltura. Ah! Maria Inês, meu doce amor impossível! Quanto de análise sintática eu aprendi medindo e pesando e apalpando as frases das demoradas cartas que te escrevia, com um coração mais quente do que o sol que só vai apagar daqui há cinco bilhões de anos!

Ah professor! Estávamos em 1960 e acho que o senhor nem conhecia os poetas do Modernismo brasileiro de 1922 e o valor que davam à linguagem popular como matéria de poesia! O senhor e alguns engraçadinhos daquela minha sala já morreram e eu lamento, porque ajudaram a me constituir como gente, mas, mesmo assim – “oceis tudo vai peidar nágua!”

Genésio Fernandes



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sindicalismo: Um Silêncio Eloquente

Será que as condições dos servidores públicos municipais são tão boas que não é necessária a formação de um sindicato?

Passou-se uma semana do nosso post anterior sobre sindicalismo. Até o presente momento, NENHUM representante do Poder Executivo e NENHUM VEREADOR se manifestou a respeito.


Égua Vegetariana

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Troque um parlamentar por 344 professores

Segue abaixo, postagem feita no blog do Ultraje à Rigor escrito pelo vocalista Roger. Achei interessante e de acordo com os debates sobre a carreira de professor no Brasil.

Até quando vamos suportar essas coisas?

14/05/2009

Troque um parlamentar por 344 professores

Caros amigos,

Desculpem-me pelo post fora do assunto mas recebi este e-mail e acho justo começarmos a pensar nisso. Não conferi as informações, mas é mais ou menos isso mesmo. Enquanto nosso país sofre com a ignorância, somos obrigados a sustentar outros ignorantes e do pior tipo, os mal-intencionados, para se dizer o mínimo. O pessoal que está "se lixando" pra nós. Vamos divulgar, pelo menos. Quem sabe mudamos alguma coisa.

Abraços,

Roger

TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

Prezado amigo!
Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: R$650,00 Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar?
Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!
Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por ano. São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$11.545.
Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na vizinha, Argentina,R$1,3 milhões.
Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com curso superior !
Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na qual o lema será:
'TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES'. COMO VOCE VAI VOTAR DEPOIS DE LER ESTA MATÉRIA?? REPASSEM, EU JÁ ADERI À CAMPANHA!
Obrigado !!
Escrito por Roger às 23h47
http://roxmo.blog.uol.com.br/


Égua Malhada


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Perguntar não ofende ... (sindicalismo)

Já faz 26 anos que o Brasil voltou a ser uma democracia. Por que ainda não existe em Maria da Fé um sindicato dos seus servidores públicos?

Gostaríamos de saber se o Sr. Prefeito e os Senhores Vereadores são a favor da ideia - principalmente se levarmos em conta que metade dos vereadores são funcionários públicos (três do Estado e um do Município).


Égua Vegetariana

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vamos Celebrar !

Perfeição
Legião Urbana
Renato Russo

Vamos celebrar
A estupidez humana
A estupidez de todas as nações
O meu país e sua corja
De assassinos
Covardes, estupradores
E ladrões...

Vamos celebrar
A estupidez do povo
Nossa polícia e televisão
Vamos celebrar nosso governo
E nosso estado que não é nação...

Celebrar a juventude sem escolas
As crianças mortas
Celebrar nossa desunião...

Vamos celebrar Eros e Thanatos
Persephone e Hades
Vamos celebrar nossa tristeza
Vamos celebrar nossa vaidade...

Vamos comemorar como idiotas
A cada fevereiro e feriado
Todos os mortos nas estradas
Os mortos por falta
De hospitais...

Vamos celebrar nossa justiça
A ganância e a difamação
Vamos celebrar os preconceitos
O voto dos analfabetos
Comemorar a água podre
E todos os impostos
Queimadas, mentiras
E seqüestros...

Nosso castelo
De cartas marcadas
O trabalho escravo
Nosso pequeno universo
Toda a hipocrisia
E toda a afetação
Todo roubo e toda indiferença
Vamos celebrar epidemias
É a festa da torcida campeã...

Vamos celebrar a fome
Não ter a quem ouvir
Não se ter a quem amar
Vamos alimentar o que é maldade
Vamos machucar o coração...

Vamos celebrar nossa bandeira
Nosso passado
De absurdos gloriosos
Tudo que é gratuito e feio
Tudo o que é normal
Vamos cantar juntos
O hino nacional
A lágrima é verdadeira
Vamos celebrar nossa saudade
Comemorar a nossa solidão...

Vamos festejar a inveja
A intolerância
A incompreensão
Vamos festejar a violência
E esquecer a nossa gente
Que trabalhou honestamente
A vida inteira
E agora não tem mais
Direito a nada...

Vamos celebrar a aberração
De toda a nossa falta
De bom senso
Nosso descaso por educação
Vamos celebrar o horror
De tudo isto
Com festa, velório e caixão
Tá tudo morto e enterrado agora
Já que também podemos celebrar
A estupidez de quem cantou
Essa canção...

Venha!
Meu coração está com pressa
Quando a esperança está dispersa
Só a verdade me liberta
Chega de maldade e ilusão
Venha!
O amor tem sempre a porta aberta
E vem chegando a primavera
Nosso futuro recomeça
Venha!
Que o que vem é Perfeição!...


Égua Vegetariana (Comemorando o primeiro de junho: a lágrima é verdadeira).

Parabéns Maria da Fé !!!

PARABÉNS MARIA DA FÉ

O PASTO DE ÉGUAS HOMENAGEA NOSSA QUERIDA CIDADE!

Certo de que estamos construímos um futuro melhor,

SAÚDE a cidade dos nossos sonhos.

Saudações equinas ...